HOMESobreblogcontato
  • 
  • 
  • 
  • 

Quer ficar atualizado?

Aproveite nossas dicas e conteúdos gratuitos.
Assine agora a nossa newsletter!

Educação em casa durante a pandemia

De repente, nos vimos assumindo uma nova rotina devido ao novo Coronavírus. Nos encontramos em casa, com filhos e refletindo que precisávamos acompanhar mais de perto a educação de nossas crianças. E no meio disso tudo tivemos que (re)aprender a conciliar atividades de casa e do trabalho. Mas como conciliar tudo isso e ao mesmo tempo cuidar da educação de nossos filhos?

Pensando nisso nós listamos algumas pequenas dicas que podem fazer a diferença e melhorar o aproveitamento dessa nova rotina:

  • Antes de tudo não se sinta culpado(a) por não saber algumas coisas. Pense que esse momento é uma oportunidade para estar mais próximo da escola e dos professores, por isso sinta-se à vontade para pedir ajuda. Além disso, não ache que você cumprirá o papel do professor, nesse momento o seu filho precisa de você e que você dê o seu melhor.
  • Use a tecnologia a seu favor, faça videochamadas com os professores, pesquise assuntos novos, conecte seu filho ao ambiente escolar.
  • Mantenha uma rotina. Não é porque está em casa que a rotina de estudos não é importante. Tenha hora para começar e parar, mesmo que esse tempo seja menor que o período que a criança passa na escola. O ideal seria preparar um cronograma de horários e temas para cada aula. Lembre-se também de respeitar as pausas.
  • Prepare um local em casa específico para o estudo, mantendo todo o material organizado e próximo.
  •  Lembre-se que ele precisa de concentração, então durante esse período tenha cuidado com ruídos de TV e outros sons que possam distrair.
  • Reserve momentos de lazer e valorize as atividades domésticas, elas também fazem parte do aprendizado da criança. Estimule atividades que desenvolvem a coordenação motora fina, incentive-o a fazer um diário, crie brincadeiras com números, faça exercícios físicos, use e abuse da sua imaginação com essas atividades.
  • Aproveite esse momento para ensinar seu filho a passar por dificuldades, controlar emoções e a participar mais da família. Você pode ensinar competências emocionais e sociais as crianças, coisas que elas poderão usar para a vida inteira.

‍

Esse período não tem sido fácil, mas coisas boas também podem ser tiradas disso: nos aproximamos mais da escola, dos professores e principalmente dos nossos filhos. Nos envolvemos mais com nossas famílias e estamos aprendendo a conviver com mais harmonia.

Essas pequenas importantes dicas podem auxiliar você e sua família nessa mudança que estamos vivendo, o seio familiar por vezes é reinventado e nesse ponto cada membro da família deve participar e colaborar de uma maneira voluntária para que a harmonia possa ser constante, os pais devem orientar como as novas atividades devem ocorrer, por sua vez, os filhos devem compreender que as mudanças que ocorrem em suas vidas não acontecem apenas com eles e podem afetar diretamente seus pais. Ouvir Renato Russo, “Pais e Filhos”, é uma excelente maneira de contextualizar essa relação.

Samara Munize

Samara trabalha na Mirantes desde 2013, é uma virginiana nata, ama música, fotografia, trabalhos manuais e viajar, não necessariamente nessa ordem.

Leia outros artigos

7 coisas incríveis para você fazer no Green Park
Quais são as tendências de cores para 2021?
2020 chegou ao fim.
Qual lição tiramos de 2020?
1 kg de amor
Esse é o nosso compromisso com o seu futuro
Mirantes Empreendimentos
Todos os direitos reservados
Acesse a nossa
Política de privacidade